|
|
|
Country: |
Portugal |
Locality: |
Guarda, Vila Nova de Foz Côa |
|
|
Region: |
Alto Douro / Beira Alta |
Area: |
Douro and Côa |
|
|
|
|
|
|
|
|
Environment & Surface |
|
|
|
|
Open-air
Shelter
Cave
Portable
Megalithic
|
Geography: |
A Canada do Inferno localiza-se um pouco a montante do local da ensecadeira, na margem esquerda do rio Côa. Grande parte das rochas com gravuras do sítio encontram-se submersas pela Barragem do Pocinho. |
Proximity: |
Fica a cerca de 500 m da ensecadeira e do local onde ia surgir a barragem de Foz Côa. |
|
|
Geology: |
Vertentes abruptas, sendo uma das zonas mais acidentadas do Vale do Côa, composta por xisto grauváquico |
Surface: |
A Rocha 24 é uma grande superfície vertical de forma sub-rectangular. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Art |
|
|
|
Description: |
Engravings
Paintings
Painted engravings
High or low-relief
Sculpture
O painel do lado esquerdo apresenta séries de gravuras filiformes e outras picotadas.
|
Figures: |
Figuras indeterminadas; representação de custódias; letras; figuras antropomórficas; figura em forma de "8"; representação de cruciformes; figuras zoomórficas (representações de aves).
|
|
|
Chronology: |
Palaeolithic
Epipalaeolithic - Mesolithic
Neolithic
Copper Age
Bronze Age
Iron Age
Roman
Middle Age
Modern
Unknown
Época histórica, com gravações distribuídas pelos últimos quatro séculos. As mais antigas, serão a data de 1600, a inscrição de 1636 e a custódia Maneirista de 1645. Uma das inscrições- "AFONSODIAS"- foi escrita com caracteres que indicam uma cronologia do século XVII. Uma outra - "MATHIAS"- apresenta caracteres do século XVIII.
|
Notes: |
Abstract: Canada do Inferno is one of the most relevant Rock Art sites of Vale do Côa Archaeological Park (Vila Nova de Foz Côa). It's an open-air site located in one of the most irregular areas of Côa Valley, on the left side of Côa river, and integrates thirty six schist rocks with Palaeolithic and Modern engravings, mostly submerged by Pocinho dam, made by pecking, scratching and abrading techniques. The most common types of figures are zoomorphic, especially horses and auroches. A rocha 24 apresenta motivos na sua generalidade claramente ligados ao culto do Santíssimo Sacramento, assinalando a presença divina que se generalizou a partir do século XV. Aqui integram-se aspectos da religião popular ligados aos ciclos da água e do pão. A simbologia da custódia está ligada á exorcização da água e da tempestade. |
|
|
|
|
|
|
Bibliography |
|
|
|
|
|
|
Conservation |
|
|
|
Status: |
Public
Private
Park
Classified site
|
Risk: |
Algumas das rochas gravadas junto à foz da Canada do Inferno estão submersas, uma vez que a água sob influência da albufeira do Pocinho, subiu cerca de 12m. A rocha 24 apresenta uma profunda fractura longitudinal, que individualiza dois painéis. Picotados muito profundos, por vezes fizeram estalar parte da superfície da rocha. |
|
|
Conservation: |
Good
Quite good
Mediocre
Bad
|
Intervention: |
|
|
|
|
|
|
|
By |
|
|
|
Record n. 599 / 807 |
No commercial use is allowed. Specific © is mentioned in the captions or owned by each Author or Institution |
|
|
|
EuroPreArt, European Prehistoric Art, is a web-based archaeological project funded by the European Union which aims to establish a lasting data-base of European prehistoric art documentation, to launch the base of an European institutional network and to contribute to the awareness of the diversity and richness of European Prehistoric Art.
It is proposed by: Instituto Politécnico de Tomar (IPT, Portugal),
CUEBC - European University Centre for Cultural Heritage (Italy - Europe),
Consejo Superior de Investigaciones Científicas (España),
Asociación Cultural Colectivo Barbaón (España),
Université de Liège (Belgique),
Gotland University College (Sverige),
University College Dublin (Eire),
Cooperativa Archeologica Le Orme dell'Uomo (Italia),
Study Centre and Museum of Prehistoric Art of
Pinerolo (Italia),
The European Centre for Prehistoric Research in the Alto Ribatejo (Portugal),
ArqueoJovem - a youth NGO (Portugal).
|
|
|
|
|