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Description: |
Engravings
Paintings
Painted engravings
High or low-relief
Sculpture
De acordo com as sobreposições evidenciadas, a figuração mais antiga desta rocha é um caprino, voltado para a direita. Foi gravado por picotagem profunda. A cabeça apresenta forma triangular, com testa recta e linha mandibular algo curva. Sobre a cabeça observa-se a armação, com dois ramos. A linha cervico-dorsal e a ventral são ligeiramente convexas. A linha do peito é recta. Ambas as pernas são curtas, e a cauda é aberta. Sobrepondo-se ao caprino anterior encontra-se um equídeo, voltado para a esquerda. Foi gravado por picotagem profunda. Parte da testa e extremidade do focinho foram amputados devido a fractura do suporte. Apresenta a curva da mandíbula acusada e a crina vertical, "em escova", sobre a testa (estilo solutrense). A linha cervico-dorsal é ligeiramente ondulada, a ventral é convexa, e a do peito encurvada. As pernas são altas e finas, e a cauda é longa, estendendo-se para trás. Defronte desta figura, está uma representação de auroque, cuja cabeça estaria voltada para baixo e para a direita. Foi gravada por picotagem profunda, posteriormente regularizada por abrasão intensa. Da armação resta apenas a extermidade de um dos cornos. A linha cervico-dorsal é ondulada, a ventral é convexa e a do peito arqueada. As pernas têm perfil em V. A cauda é curta e cai junto às coxas. As três figuras anteriormente descritas estão sobrepostas por uma grande representação de auroque, disposta na horizontal e voltada para a direita. A metade inferior do corpo e as pernas desapareceram, devido a fractura do suporte, Foi gravado por picotagem profunda, regularizada por intensa abrasão. A cabeça é longa e a linha mandibular e a da testa são quase rectas. A extremidade do focinho é plana, e sem figuração das narinas e da boca. A cabeça mostra o olho, e sobre ela observa-se a armação. A linha cervico-dorsal é ligeiramente ondulada, e a do peito é recta. Ocupando toda a parte superior desta rocha, e sobrepondo-se aos dois auroques acima descritos, encontra-se uma enorme representação de equídeo. Foi figurado na horizontal com a cabeça voltada para a esquerda, através de picotagem profunda. A cabeça não conserva a extremidade do focinho, devido a fractura da rocha, e mostra uma testa algo côncava e uma curva mandibular acusada. A crina é baixa e demarcada do corpo por traço contínuo. A linha cervico-dorsal muito fracturada, era ligeiramente ondulada, e a do peito encurvada. A linha dorsal deste equídeo sobrepõe-se a uma pequena representação de caprino localizada na extremidade direita da rocha. Foi gravada por picotagem profunda. Um traço enquadra um dos ramos da armação e a testa, e um segundo traço figura a curva mandibular e o peito. A linha ventral e as pernas não foram representadas. Esta figura aproxima-se com o caprino descrito em primeiro lugar, com o qual forma um "par afrontado", embora as proporções de representação sejam diferentes. Na parte central superior, observam-se dois quadrúpedes indeterminados (talvez equídeos). Ambos foram gravados por abrasão. O zoomorfo situado mais acima, encontra-se voltado para a direita. A cabeça e parte do dorso perderam-se, devido a fracturas do suporte. A linha ventral é convexa e a do peito é ligeiramente ondulada. As pernas são curtas. A outra reprsentação está disposta na horizontal, voltada para a esquerda. A cabeça mostra perfil triangular, o pescoço é longo, como nos equídeos, e a linha cervico-dorsal ondulada. A linha ventral é convexa e a do peito recta. A cauda é longa e está levantada. Para a esquerda destas duas figuras, encontram-se duas cabeças de equídeos. Uma delas, está voltada para a direita. Foi gravada por picotagem pouco profunda, depois regularizada por abrasão. A cabeça é longa, com linha da testa e linha mandibular ligeiramente arqueadas. A extremidade do focinho perdeu-se devido a fractura do suporte. A linha do peito é recta. A segunda cabeça de equídeo foi gravada por picotagem pouco profunda, depois regularizada por abrasão. A linha do peito foi apenas aberta por abrasão. A cabeça é longa, com linha da testa e linha mandibular ligeiramente arqueadas, e a extremidade do focinho é arredondada. Na zona inferior direita, reconhecem-se duas representações zoomórficas. Mais acima encontra-se a representação de um peixe, possivelmente um salmonídeo (salmão ou truta), voltado para a direita. A cauda perdeu-se devida a fractura do suporte. Foi gravado por picotagem pouco profunda, posteriormente regularizada por abrasão. Aproveita intencionalmente uma convexidadade do suporte, mais marcante na zona correspondente ao ventre, sugerindo a sensação de volume, convenção muito utilizada na arte paleolítica, em especial nas representações pictóricas em gruta ( por exemplo, Altamira). A cabeça é triangular, estando figurados em perspectiva, o olho, o rasgão da boca e o opérculo. A linha dorsal é convexa, exibindo duas barbatanas. A ventral é também convexa, algo ondulada e apresenta também duas barbatanas. Abaixo desta figura, encontra-se parte de um quadrúpede, talvez um auroque, voltado para a esquerda, de que se conservam o corpo e a perna traseira. Foi gravado por picotagem profunda. A linha cervico-dorsal é quase plana e a ventral é convexa. A cauda é curta. Embora não exista uma relação estratigráfica clara entre as representações do quadrúpede e do peixe, a técnica de gravação e a morfologia, indicam que o possível auroque deverá ser de realização mais tardia. Sobre o corpo deste quadrúpede observa-se um conjunto de linhas filiformes. Na zona inferior do painel, também se encontra um conjunto de gravuras filiformes, formando uma série de traços subparalelos.
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Figures: |
Figuras zoomórficas ( caprinos, equídeos, bovídeos, peixe, quadrúpede indeterminado).
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Chronology: |
Palaeolithic
Epipalaeolithic - Mesolithic
Neolithic
Copper Age
Bronze Age
Iron Age
Roman
Middle Age
Modern
Unknown
Período Magdalenense.
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Notes: |
Abstract: Penascosa is one of the most remarkable Rock Art sites of Vale do Côa Archaeological Park. It's an open-air site, that combines a great number of engraved rocks. These engravings were made by pecking, scratching and abrading techniques, and combination of some of these. In the context of Vale do Côa Rock Art, Penascosa is one of the three biggest nucleous, together with Quinta da Barca and Canada do Inferno sites. In Penascosa are represented engravings dating from all palaeolithic epochs, namelly rock 3, which presents a long figure stratigraphy, animated figures, and a rare mothif of palaeolithical rock art: a fish representation. It's visible a rare technique, made by surface abrading. There are also engravings dated from Neolithic and Iron Age. |
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