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Description: |
Engravings
Paintings
Painted engravings
High or low-relief
Sculpture
Esta rocha a presenta figurações produzidas em pelo menos nove fases de gravação: 1- A figura mais antiga é um equídeo situado na zona esquerda, voltado para a direita. Foi gravado por picotagem profunda. A linha ventral é convexa, e a do peito curva. 2- No mesmo momento foram gravadas duas cabeças de equídeo. A primeira está voltada para a esquerda e foi gravada por picotagem profunda. Uma linha constitui a testa e parte do focinho; outra define a parte superior do pescoço e o arranque da linha dorsal; a terceira representa a linha mandibular e a parte inferior do pescoço. A segunda cabeça foi gravada por picotagem profunda. A testa e a linha mandibular são ligeiramente arqueadas. A extremidade do focinho desapareceu devido a fractura do suporte. 3- O terceiro momento é constituído por uma representação de auroque situada ao meio. Este encontra-se virado para a direita. Foi gravado por picotagem profunda. Os quartos traseiros e a perna dianteira perderam-se devido a fracturas. A cabeça tem testa côncava e mandíbula acusada. O focinho era arredondado. O olho foi representado e a armação é aberta. A linha cervico-dorsal arranca em ângulo fechado, representando a orelha, e é ondulada. A linha do peito é plana, e a ventral é ligeiramente convexa. 4- Sobrepõem-se à figura anterior as linhas dorsal e ventral de um quadrúpede incompleto. Trata-se provavelmente de um auroque, gravado por picotagem profunda. A linha cervico-dorsal é quase recta e a ventral é curva. 5- Sobre estes dois auroques gravou-se um terceiro, voltado para a esquerda. Foi gravado por picotagem profunda. Conserva o arranque da cabeça, um dos ramos da armação, parte da linha cervico-dorsal, e parte da linha do peito e da ventral. 6- Sobrepõe-se aos três quadrúpedes antes descritos, uma grande figura de auroque, voltada para a direita. Foi gravada por picotagem profunda, em alguns pontos regularizada por abrasão. A cabeça desapareceu devido a fractura do suporte, restando apenas um ramo da armação. A linha cervico-dorsal é ondulada, a ventral era convexa, e a perna traseira mostra perfil em V. A cauda é longa. 7- Um caprino voltado para a esquerda, sobrepõe-se aos auroques gravados em terceiro, quarto e sexto lugar e a uma das cabeças de cavalo pertencentes ao segundo momento. Foi gravado por picotagem, a que se sgui uma intensa regularização por abrasão. É uma das mais esbeltas cabras até hoje identificadas na arte do Côa. Trata-se da representação de um macho de Capra pyrenaica. A cabeça tem perfil triangular, mostrando o olho e a boca, e o focinho é arredondado. Apenas se conserva um dos ramos da armação e arranque de outro. A linha cervico-dorsal é ligeiramente sinuosa, a ventral é convexa, e a do peito algo curva. A pernas são formadas por dois traços paralelos, abrindo na extremidade. A cauda é curta. Ulteriormente foram gravados por picotagem, um novo pescoço e uma outra cabeça bastante mais fuste. Este acrescento foi realizado seguramente num momento posterior. 8- Sobrepondo-se a quase todas as figuras anteriores, encontra-se a metade dianteira de uma auroque, voltado para a esquerda. Foi executado por picotagem profunda. A cabeça é comprida, com testa quase plana, a linha mandibular é ligeiramente acusada e a extremidade do focinho é quase plana. O olho foi representado, bem como a orelha sobre a testa, e o arranque de um ramo da armação. A linha cervico-dorsal e a do peito são ambas curvas. O nono momento de gravação é representado por um pequeno equídeo voltado para a direita. Sobrepõe-se ao cavalo correspondente à primira fase de gravação e a todos os auroques. Foi gravado por picotagem pouco profunda. Devido a fracturas do suporte, perdeu parte da crina, da perna anterior e da linha ventral. A cabeça é curta, com a testa e a linha mandibular rectas. A linha cervico-dorsal é muito sinuosa, e a ventral é convexa. Pode pertencer a esta fase de gravação a metade inferior de um quadrúpede, situado no topo direito. Este encontra-se voltado para a direita. Foi gravado por picotagem profunda. A linha ventral é pouco acusada, e as pernas têm perfil em V. Na zona central, reconhece-se um conjunto de traços filiformes. Outros conjuntos de gravuras filiformes, podem ser observados em diferentes pontos desta superfície.
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Figures: |
total number 10
Figuras zoomórficas (equídeos, bovídeos, caprino, quadrúpede indeterminado).
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Chronology: |
Palaeolithic
Epipalaeolithic - Mesolithic
Neolithic
Copper Age
Bronze Age
Iron Age
Roman
Middle Age
Modern
Unknown
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Notes: |
Abstract: Penascosa is one of the most remarkable Rock Art sites of Vale do Côa Archaeological Park. It's an open-air site, that combines a great number of engraved rocks. These engravings were made by pecking, scratching and abrading techniques, and combination of some of these. In the context of Vale do Côa Rock Art, Penascosa is one of the three biggest nucleous, together with Quinta da Barca and Canada do Inferno sites. In Penascosa are represented engravings dating from all palaeolithic epochs, namelly rock 3, which presents a long figure stratigraphy, animated figures, and a rare mothif of palaeolithical rock art: a fish representation. It's visible a rare technique, made by surface abrading. There are also engravings dated from Neolithic and Iron Age. |
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