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Name      
Portugal    Douro and Côa, Vale do Côa, Penascosa, R.10C EuroPreArt - European Prehistoric Art

Portugal Image map
Keywords: Deer, horses, goats, fish, zoomorphs, lines, engravings, pecked, scratch, open-air, rock-art, schist.
Institution: IPT Tomar  http://www.ipt.pt/gt/
Record
proposed
by
Instituto Politécnico de Tomar - Portugal
 
Location
Specific feedbackSpecific feedback

Country:

Portugal

Locality:

Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Castelo Melhor

Region:

Guarda

Area:

Douro and Coa

 

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Vale do Côa, Penascosa, R.10C Duas dezenas de motivos, na sua maioria cervídeos, (BAPTISTA, A.M;1999).
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Copyright. No commercial use of EuroPreArt content is allowed. Specific © for pictures and drawings is mentioned in the captions or owned by each Author or Institution.
Disclaim. The EuroPreArt project fully endorses the most recent documentation policies. It must be outlined the absolute forbidding of any disruptive method and the necessity of a total respect for archaeological sites. It is also to be noticed that no substances shall be applied to rock art for recording purposes. Some pictures of the EuroPreArt records are related to past recording techniques and may not fully match these policies. They are an historical documentation. Please refer to local archaeological official authorities for any recording purpose. Please take a look also over EuroPreArt guidelines.
 
Environment & Surface

Open-air   Shelter   Cave Portable   Megalithic

Geography:
Localiza-se nos afloramentos da margem direita do Vale do Côa, acompanhando o curso do rio ao longo de uma praia fluvial.

Proximity:

Acesso por estrada rural a partir de Castelo Melhor.

Geology:

Xisto grauváquico.

Surface:

Grande painel vertical de forma subtriangular, com cor castanha clara.

Dimensions:
Length 3.50 m.  Width 2.35 m.

 

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Art        

Description:

Engravings   Paintings   Painted engravings   High or low-relief   Sculpture
No sector esquerdo da rocha 10C reconhecem-se cinco representações zoomórficas: três equídeos, a cabeça de um possível caprino e uma figura indeterminada, para além de numerosos traços. Na extremidade superior esquerda, observa-se uma pequena figuração de equídeo voltada para a direita. Os contornos apresentam linhas contínuas e o interior do corpo mostra traços descontínuos. A cabeça é longa, com as linhas da testa e mandíbula quase rectas e a extremidade do focinho plana. A crina é alta e foi esboçada sobre a testa. A linha cervico-dorsal é côncava e a ventral convexa; a do peito é ligeiramente ondulada. A perna traseira não foi representada. Abaixo encontra-se a representação de outro equídeo, voltado para a esquerda. A cabeça é longa, com as linhas da testa e mandíbula quase rectas, e focinho plano. A crina é alta e foi esboçada sobre a testa. A linha cervico-dorsal é côncava e a ventral convexa. A perna traseira não foi representada. Abaixo, decobre-se a representação de outro equídeo, voltado para a esquerda. Mostra linhas da testa e da mandíbula quase rectas, não tendo sido gravada a extremidade do focinho. A crina é alta. Da perna traseira apenas se observa o arranque. Sobre esta figura, foi gravado um outro equídeo, voltado para a esquerda. Mostra cabeça mais baixa que o anterior, e não apresenta testa. A linha mandibular é curva e quase alcança as orelhas. A extremidade do focinho é curva e voltada para baixo, em "bico de pato". Sobre a cabeça observam-se duas pequenas orelhas e o arranque de uma crina baixa. A linha cervico-dorsal é ligeiramente ondulada e a ventral quase plana; a do peito é côncava e continua na perna dianteira. A perna traseira não foi representada. Abaixo descobre-se a cabeça de um quadrúpede indeterminado, voltado para a esquerda. Mais abaixo reconhecem-se a cabeça e pescoço de outro quadrúpede, possivelmente um caprino, voltado para a direita.. Apresenta uma linha da testa ligeiramente ondulada, mandíbula quase recta e focinho apontado. Sobre a cabeça estão figuradas as orelhas. A linha cervical é recta e a do peito côncava. Abaixo detecta-se uma possível representação de quadrúpede, muito esquemática, voltada para a direita. A cabeça e pescoço são longos, e as linhas que dão forma ao corpo são direitas. A perna dianteira, a única que se conserva, é curta e representada por um traço. É possível que se trate de figuração pós-paleolítica, talvez da Idade do Ferro. Na extremidade direita, encontra-se um grupo de traços filiformes. Ao centro, voltada para adireita, observa-se uma representação de cervídeo, cujo interior da cabeça, da armação e do corpo foram gravados com traços múltiplos e curtos. A cabeça apresenta perfil subtriangular, com linha da testa recta, mandíbula convexa e focinho apontado. Sobre a cabeça observa-se a armação. A linha cervico-dorsal é ligeiramente ondulada e a do peito quase recta. No sector direito, o mais ricamente historiado, aglomeram-se oito representações zoomórficas, entre as quais duas raras figuras de peixes, assim como numerosas linhas. Todas as gravuras são filiformes. Não é imposssível que o grande cervídeo da última fase de gravação, que ocupa a área central, obtido por raspagem e traços múltiplos, também tivesse tido os seus contornos pintados. A figura mais acima, é o esboço de uma cabeça de equídeo, voltada para a direita. A cabeça mostra linhas pouco nítidas, reconhecendo-se a crina, e a linha cervical ondulada. A linha do peito é côncava. Esta figura é parcialmente sobreposta por uma armação de caprino, voltado para a direita. Os contornos da cabeça, corpo e armação, mostram traços múltiplos, também utilizados para preencher o interior do animal. A cabeça é curta; a linha da testa é plana, e a mandíbula é ligeiramente convexa. A armação apresenta dois ramos. O focinho é apontado. A linha ventral e do peito são convexas. Abaixo desta figura, identifica-se a representação de outro quadrúpede, provavelmente um cervídeo, voltado para a direita. Foi gravado em contorno, por vezes com traços múltiplos. A cabeça tem linha de testa e mandíbula ligeiramente convexas, e extremidade arredondada. Observa-se uma armação em V. A linha cervico-dorsal é ondulada, e a do peito é côncava. Apenas se reconhece a perna traseira. Sobre os quartos traseiros, encontra-se o esboço da parte anterior de um caprino, voltado para a direita. A linha da testa prolonga-se na armação. O corpo incompleto é sub-rectangular. O centro é ocupado por uma representação de veado voltado para a esquerda. Os contornos da cabeça, do corpo e dos membros foram definidos com traços múltiplos, após "raspagem", também utilizada na armação. Esta, os membros, e contornos do corpo mostram coloração diferente do suporte, dando a impressão de terem estado originalmente pintados daquela cor. O interior das cabeça e corpo, foi preenchido a traço múltiplo. A cabeça é larga, quase sem pescoço, tem perfil subtriangular e foi executada em dois momentos. Inicialmente o animal deveria ter uma cabeça de menores dimensões e mais equilibrada. Posteriormente foi gravada uma cabeça maior. As linhas da testa e mandíbula são arqueadas. O focinho é arredondado. Sobre a cabeça encontra-se uma armação, de tratamento cuidado. A linha cervico-dorsal é ligeiramente côncava e a ventral convexa. A linha do peito é arqueada. Sobre as pernas traseiras do veado, reconhece-se a cabeça e parte do corpo de um caprino, voltado para a direita. É definido por uma linha de contorno contínua. Sobrepondo-se à linha ventral do anterior zoomorfo, encontra-se uma representação de peixe, com a cabeça voltada para cima. O corpo é fusiforme. A barbatana caudal foi apenas esboçada. Pode tratar-se de um salmonídeo. Esta representação sobrepõe-se a uma figura incompleta de equídeo, voltada para a direita. Foi gravada com traços contínuos, e mostra uma cabeça de perfil subtriangular. A linha da testa e mandíbula são rectas. Sobre a cabeça foram figuradas orelhas. A perna traseira não foi representada. Na extremidade inferior do painel, encontra-se uma outra representação de peixe, na vertical, com a cabeça voltada para cima. O corpo é fusiforme, e tem o interior densamente preenchido com linhas longitudinais. A cabeça tem a extremidade apontada, estando figurada a barbatana caudal. Sobrepondo-se a estas figuras, encontram-se numerosas linhas, que formam reticulados, feixes e manchas.

Figures:
Figuras zoomórficas (equídeos, caprinos, cervídeo, peixes, quadrúpedes indeterminados).

Chronology:

Palaeolithic   Epipalaeolithic - Mesolithic   Neolithic   Copper Age   Bronze Age   Iron Age   Roman   Middle Age   Modern   Unknown
Uma das reprsentações mais antigas desta rocha é um equídeo filiforme de estilo Solutrense. É possível que uma das representações de quadrúpede pertença a uma fase pós-paleolítica, talvez da Idade do Ferro.

Notes:

Abstract: Penascosa is one of the most remarkable Rock Art sites of Vale do Côa Archaeological Park. It's an open-air site, that combines a great number of engraved rocks. These engravings were made by pecking, scratching and abrading techniques, and combination of some of these. In the context of Vale do Côa Rock Art, Penascosa is one of the three biggest nucleous, together with Quinta da Barca and Canada do Inferno sites. In Penascosa are represented engravings dating from all palaeolithic epochs, namelly rock 3, which presents a long figure stratigraphy, animated figures, and a rare mothif of palaeolithical rock art: a fish representation. It's visible a rare technique, made by surface abrading. There are also engravings dated from Neolithic and Iron Age.
 
Bibliography        





European total bibliography, by EuroPreArt partnersTotal (Europe)
Portugal EuroPreArt general bibliography, by IPT TomarGeneral (country)
Specific Douro and Côa,  Vale do Côa, Penascosa, R.10C bibliography, by IPT TomarSpecific (site)
Rock Art Studies: A Bibliographic worldwide Database (external link). Compiled by Leigh Marymor. Copyright (C) 2001-2002 by the Library, University of California, Berkeley Bibliographic
Rock Art
Database

 

 
Conservation        

Status:

Public   Private   Park   Classified site

Risk:

Esta zona é ciclicamente inundada pelas cheias de Inverno, submergindo total ou parcialmente as rochas decoradas localizadas a cotas mais baixas.

Conservation:

Good   Quite good   Mediocre   Bad

Intervention:

 

By          

Compiler:

Ana Catarina Freire

Institution:

IPT Tomar  http://www.ipt.pt/gt/
 
         Record n. 566 / 807
No commercial use is allowed. Specific © is mentioned in the captions or owned by each Author or Institution  
 
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EuroPreArt, European Prehistoric Art, is a web-based archaeological project funded by the European Union which aims to establish a lasting data-base of European prehistoric art documentation, to launch the base of an European institutional network and to contribute to the awareness of the diversity and richness of European Prehistoric Art.
It is proposed by: Instituto Politécnico de Tomar (IPT, Portugal), CUEBC - European University Centre for Cultural Heritage (Italy - Europe), Consejo Superior de Investigaciones Científicas (España), Asociación Cultural Colectivo Barbaón (España), Université de Liège (Belgique), Gotland University College (Sverige), University College Dublin (Eire), Cooperativa Archeologica Le Orme dell'Uomo (Italia), Study Centre and Museum of Prehistoric Art of Pinerolo (Italia), The European Centre for Prehistoric Research in the Alto Ribatejo (Portugal), ArqueoJovem - a youth NGO (Portugal).
Instituto Politécnico de Tomar - Portugal CUEBC - European University Centre for Cultural Heritage, Ravello - Italy CSIC - Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid - Spain Orme dell'Uomo - Footsteps of Man, Valcamonica - Italy Asociación Cultural Colectivo Barbaón, Extremadura -Spain Liège University - Belgium Gotland University - Sweden University College Dublin - Ireland CeSMAP - Centro Studi e Museo d'Arte Preistorica. Pinerolo, Italy Arqueo Jovem

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