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Country: |
Portugal |
Locality: |
Mirandela, Aldeia de Vale de Juncal; Padro Santo; Antas |
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Region: |
Trás-os-Montes |
Area: |
Trás-os-Montes |
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Environment & Surface |
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Open-air
Shelter
Cave
Portable
Megalithic
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Geography: |
Casa de habitação pertencente a Clemente e Maria Neves. A laje em questão encontra-se no piso pórtico, na zona imediata à soleira da cozinha que dá acesso quer às escadas para o pátio, quer aos restantes compartimentos de habitação da casa. |
Proximity: |
Bacia de Mirandela; Rio Tuela |
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Geology: |
Xisto negro quartzitico |
Surface: |
Muito polida e gasta pelo o uso |
Dimensions:
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Length 2.56 m.
Width 1.00 m.
Depth 0.17 m.
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Art |
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Description: |
Engravings
Paintings
Painted engravings
High or low-relief
Sculpture
Laje com gravuras a picotado. Primeiro, covinhas de configuração subcircular e fundo arredondado as maiores mais bem conservadas têm de diâmetro aproximado 1,2 cm e de profundidade 0,5 cm. Uma figura emblemática que pode ser interpretada ou como uma representação antropomórfica em "fi" grego ou como um arco (figura reavivada nalguns pontos) e uma figura arboriforme. Segundo, Covinhas de configuração alongada que variam entre 1 e 1,2 cm de comprimento, de fundo alongado mas frequentemente mais profundo numas das extremidades, o perfil será em V ou menos agudo, ou mesmo em U, mas é quase sempre dissimétrico. Técnica de picotagem diferente da primeira, com um hipotético gesto de gravação mais rápido e preciso. Esta técnica foi usada maioritariamente na regravação das figuras anteriores. Destaca-se um nuvem de pontos que forma o que aparenta ser um quadrado e uma alabarda. A técnica usada foi a picotagem, existindo dois tipos. Vários momentos de gravação.
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Figures: |
Covinhas, antropomorfos "fi", arco, arboriforme.
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Chronology: |
Palaeolithic
Epipalaeolithic - Mesolithic
Neolithic
Copper Age
Bronze Age
Iron Age
Roman
Middle Age
Modern
Unknown
Se atendermos à tipologia da alabarda gravada com a técnica dois podemos situar cronologicamente a laje no inicio do II milénio a.C, as figuras gravadas com a técnica 1 admitem uma cronologia anterior que pode ir de finais do IV a todo o III milénios a.C. Mas tal diferenciação de períodos segundo a técnica não é certa.
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Notes: |
Existe outra laje com picotados na mesma habitação usando o mesmo tipo de técnica de picotagem, mas o mau estado de conservação desta não permite a percepção de nenhum motivo reconhecível ou identificável. |
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Bibliography |
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Conservation |
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Status: |
Public
Private
Park
Classified site
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Risk: |
A laje encontra-se no chão de uma casa de habitação, as gravuras tendem a desaparecer devido ao uso, alguns esboroamentos foram coberto de cimento. |
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Conservation: |
Good
Quite good
Mediocre
Bad
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Intervention: |
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By |
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Record n. 741 / 807 |
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EuroPreArt, European Prehistoric Art, is a web-based archaeological project funded by the European Union which aims to establish a lasting data-base of European prehistoric art documentation, to launch the base of an European institutional network and to contribute to the awareness of the diversity and richness of European Prehistoric Art.
It is proposed by: Instituto Politécnico de Tomar (IPT, Portugal),
CUEBC - European University Centre for Cultural Heritage (Italy - Europe),
Consejo Superior de Investigaciones Científicas (España),
Asociación Cultural Colectivo Barbaón (España),
Université de Liège (Belgique),
Gotland University College (Sverige),
University College Dublin (Eire),
Cooperativa Archeologica Le Orme dell'Uomo (Italia),
Study Centre and Museum of Prehistoric Art of
Pinerolo (Italia),
The European Centre for Prehistoric Research in the Alto Ribatejo (Portugal),
ArqueoJovem - a youth NGO (Portugal).
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